O que é uma dinâmica de grupo e como passar bem por ela?

A dinâmica de grupo é uma técnica cada vez mais utilizada pelas empresas na abertura de processos seletivos. Trata-se de uma primeira aproximação com potenciais candidatos, o que os ajuda a realizar uma primeira triagem antes de proceder à seleção dos candidatos finais.

Dicas para ter sucesso em dinâmicas de grupo

As grandes empresas são as que normalmente mais recorrem à dinâmica de grupo. Nos vêm à mente grandes redes de supermercados ou franquias de importantes lojas de roupas, que costumam ser os exemplos mais comuns. 

É possível encontrar diversas empresas que realizam esse tipo de processo para recrutar candidatos com deficiência e outros perfis em risco de exclusão para cargos de atendimento ao cliente e outros relacionados a serviços em geral. Ademais, confira abaixo algumas das melhores dicas para o assunto.

Expresse seu ponto de vista 

Você pode argumentar, raciocinar, defender sua posição sobre um assunto específico. Contudo, não perca a paciência ou incorra em desrespeito que nunca levará a nada de positivo.

Veja o grupo como companheiros em potencial

Todas as pessoas que participam dessas dinâmicas são pessoas em quem você pode se apoiar. Você não deve vê-los como “inimigos”, mas como aliados. Os recrutadores valorizarão positivamente sua camaradagem e capacidade de trabalhar em equipe. Resumindo, procure mais o progresso do grupo do que o seu brilhantismo pessoal.

Tome iniciativa e seja participativo

Normalmente, os trabalhos em que são realizadas as dinâmicas de grupo costumam estar intimamente relacionados ao atendimento ao público e ao trato diário com o público. Por isso, é importante “quebrar o gelo”. Dessa forma, você mostrará aos recrutadores que é uma pessoa com iniciativa e com a capacidade necessária para resolver os conflitos quando eles surgirem.

Aprenda a ouvir e não interrompa

É tão importante falar quanto ouvir. Você tem que aprender a expressar suas próprias ideias, mas também a ouvir as opiniões de outros candidatos. Dessa forma, você mostrará que tem capacidade de aprender e que não está obcecado com que seus argumentos são sempre os melhores.

Encontre o equilíbrio

Você deve saber encontrar o equilíbrio entre falar muito e falar pouco. A médio prazo é a virtude. Se você parecer passivo, pode transmitir a sensação de não estar muito envolvido com a oportunidade de trabalho e, só por isso, nossa candidatura pode ser rejeitada. Mas se você falar demais, isso pode ser interpretado como invasivo ou acumulador, então você deve encontrar o equilíbrio.

Exiba sempre em uma ordem coerente

Quando chegar a sua vez, é importante que tenha mentalmente um esquema a seguir. Dessa forma, você pode falar sobre tudo o que tem em mente sem deixar nada para trás. Além disso, seguir uma ordem lógica transmite segurança e convicção no que se deseja expressar.

Por outro lado, outros aspectos – não menos importantes – na dinâmica de grupo, são a presença e a pontualidade. Quanto à segunda, deve sempre tentar chegar alguns minutos antes da hora a que é convocado. Dessa forma, você garantirá que não haja inconvenientes de última hora que possam te atrasar. 

Além disso, a presença é um pilar fundamental. Você deve ir com roupas adequadas, bem limpas e evitar acessórios como o boné ou com anéis e joias que podem ser muito extravagantes para a entrevista. É um pouco óbvio, mas não é ruim lembrar.

Exemplos de dinâmicas de grupo

Dinâmica de resolução de conflitos

Nesse tipo de dinâmica, os recrutadores podem verificar as habilidades dos candidatos na hora de tomar decisões. Também são de grande ajuda para avaliar a capacidade de liderança e trabalho em equipe de cada participante.  

Tempestade de ideias

Essa dinâmica pode começar lançando um desafio aos candidatos, que devem contribuir com ideias ao longo do processo. Pode ser sobre um caso real que eles podem encontrar e se tornarem parte da empresa. Dessa forma, os selecionadores podem avaliar se dominam esse campo e se conseguem aproveitar as dicas dos demais para desenvolver as suas próprias. 

Debate ou mesa redonda

Essa modalidade conta com um moderador da empresa, que sugere um tema e dá a palavra aos participantes. Esses tipos de dinâmicas são úteis para ver como os candidatos se expressam, como mostram sua posição respeitando a do adversário, como surgem alianças ou grupos entre eles, etc. Enfim, a dinâmica de grupo e assim. Siga os passos e se sairá bem dessa situação.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário