O que fazer quando você cometeu um erro no trabalho? Veja dicas valiosas para não se prejudicar

Somos todos humanos. Não importa o quão eficiente você seja, pois não conseguirá evitar cometer algum erro no trabalho em certo momento de sua vida profissional. Na verdade, cometer erros ocasionalmente pode até ajudá-lo a se tornar um funcionário melhor. Assumir o que aconteceu, a princípio, é um bom sinal, pois mostrará o quão profissional é ao lidar com o que cometeu.

Mas, é claro que você não quer continuar repetindo o mesmo erro no trabalho. Com cada erro que se comete, determinará a causa raiz para poder evitar fazê-lo novamente no futuro. Mas, nada está perdido. O 123 Empregos te ajudará a lidar com essa situação sem se prejudicar.

Como evitar cometer um erro no trabalho e se prejudicar

Você pode cometer erros de natureza técnica ou muito embaraçosos. Às vezes, quando se escreve e-mails, boletins informativos ou artigos, comete lapsos gramaticais e ortográficos. Pior, você percebe isso enquanto faz uma apresentação para seus chefes e clientes.

Você também pode enviar uma mensagem para a pessoa errada ou deixar de escrever e calcular os números corretos. Quem sabe reservou acidentalmente um horário e agora precisa cancelar uma reunião? E se você disse algo errado com seus chefes ou perdeu o prazo de um projeto?

Etapas a seguir

Bem, os erros estão no passado e você não pode desfazê-los. Primeiro, deve haver um reconhecimento de que fez algo. Não há como se desculpar ou corrigir algo se não reconhecer que está errado. Quando você é capaz disso, as pessoas com quem você trabalha veem o quão profissional você é. Não faça rodeios e seja direto ao falar sobre o assunto.

O próximo passo é pedir desculpas, mas que sejam desculpas genuínas àqueles que foram afetados pelo erro que cometeu. Isso mostrará a eles que você está disposto a assumir total responsabilidade e que tem respeito por todos. Além disso, você pode salvar seu relacionamento com essas pessoas quando se desculpar e consertar o que fez.

O terceiro passo é pensar em maneiras de resolver o problema causado pelo seu erro. Como você não pode voltar no tempo para desfazê-lo, você só pode pensar em controle de danos neste momento. Esteja focado e pense muito em uma solução para a situação que causou.

Mas antes de implementar qualquer correção, comunique às pessoas envolvidas. Se, por exemplo, seus colegas de trabalho foram afetados e receberam trabalho extra causado pelo problema, pense em uma maneira de ajudá-los com isso.

Após o controle de danos, você deve elaborar um plano para não repetir o mesmo erro. Avalie a situação racionalmente e identifique em qual área pode fazer uma mudança. Se, por exemplo, você é um escritor e comunicou muita desinformação em seu artigo porque não conseguiu verificar os fatos, passe a pesquisar mais.

Você ficou sem tempo porque estava sobrecarregado e não conseguiu qualidade, é só reprogramar seu quadro de trabalho. O que você pode fazer da próxima vez é ser mais eficiente, escrever tudo com calma e antecedência. Assim, antes de apresentações, datas de publicação, você conseguirá mostrar sua capacidade e evitar erro no trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário