O que fazer quando você tem um dia ruim no trabalho

O que fazer quando você tem um dia ruim no trabalho? É muito provável que você tenha tido um ou mais dias malucos em seu ambiente laboral. Um dia em que se acumulam muitas reuniões, algumas delas inesperadas, e também tem muito mais tarefas do que o habitual.

Ou talvez um prazo estava chegando e você teve que correr para terminar tudo. Neste dia, Leia de Murphy foi cumprida com certeza: se algo pode dar errado, deu. Essas situações são vivenciadas por muitas pessoas em um dia ruim no trabalho quase que diariamente. Claro, quando isso acontece, o que você pode fazer?

O que fazer quando se tem um dia ruim no trabalho?

Anote tudo 

Quando você tem um dia repleto de tarefas, é fundamental garantir que está coletando e anotando tudo no bloco de notas do aplicativo de tarefas. Lembre-se que não importa o quão certo você esteja, de que não vai esquecer aquela tarefa tão importante que lhe foi atribuída na reunião que teve pela manhã, é quase certo que você vai.

Quando um dia fica complicado e dá errado, há muitas coisas para lembrar e fazer. Então, sua mente não será capaz de se lembrar de todas as coisas que estão aparecendo. Isso pode acontecer, e se você não anotar as novas tarefas, elas serão esquecidas, principalmente naqueles dias em que tem mais pressão do que o normal.

Por isso, é muito importante que você anote tudo quando o dia ficar complicado. Assim, quando o ritmo cair, poderá rever tudo e se organizar sem descuidar de nenhum aspecto.

Lembre-se que o dia ruim vai acabar

O segundo passo para lidar com um dia ruim no trabalho é lembrar que não importa o quão estressante ou ruim seja a situação que você está vivendo, ela não durará para sempre. É normal que, quando se está imerso em uma “crise” ou problema, fique muito mais difícil para ver a situação em perspectiva. E mais, se for uma situação tensa como não cumprir um prazo comprometido com um cliente.

No entanto, mais cedo ou mais tarde as coisas vão se acalmar e, quando isso acontecer, você poderá voltar ao seu ritmo normal de trabalho. Assim, poderá tomar decisões e organizar as prioridades do seu trabalho e as tarefas que apareceram.

Xingar, se estressar, ficar com raiva, procurar alguém para culpar, entrar em pânico e correr por aí não resolverá o problema ou a situação. Se você reagir dessa forma, no final, estará perdendo tempo porque estará no mesmo ponto de partida de quando começou.

Mude sua atitude quando tiver um dia ruim no trabalho

Portanto, poupe-se dessa perda de tempo e seja inteligente. Pule a etapa de culpar, ficar com raiva ou enfatizar.

Concentre -se em fazer as coisas que tem que fazer. Você pode estar pensando: “É tão fácil escrever isso, mas custa muito mais fazer isso.” Você está certo, focar nas coisas que tem que fazer é muito difícil, pois é natural reagir dessa forma. 

No começo é complicado mesmo, mas a experiência lidando com sérios problemas e crises em diferentes projetos, te ensinará que é inútil reagir assim e perder tempo. Mudar a forma de agir é possível. Com tempo e prática, você conseguirá. Você pode alcançá-lo se, quando surgir uma situação como essa, se perguntar:

O que devo fazer para resolver isso?

Após se perguntar o que fazer para resolver a situação, acalme-se por alguns minutos. Então, caminhe pelo seu escritório ou em casa se estiver em home office. Se puder, faça uma caminhada de cinco minutos para se desconectar ou suba e desça as escadas.

Se você não tem tempo, o que é provável, tente alongar um pouco o corpo, ficar em pé e fazer algum exercício para melhorar a circulação e a flexibilidade. Fazer essas pequenas ações aliviará a tensão acumulada depois de um dia ruim no trabalho. Fazer isso limpará sua mente para que você possa se concentrar nas tarefas que precisa terminar naquele dia.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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