Os 5 melhores empregos do futuro: conheça e se prepare

É interessante falarmos dos empregos do futuro, como se os atuais fossem desaparecer nos próximos anos. E certamente alguns irão, sim. Embora outros não tenham escolha a não ser se reinventar.

Então, descubra quais são os empregos do futuro, as profissões que ainda vão ser criadas. Ademais, veja também os empregos que vão desaparecer, ou pelo menos correm esse risco.

Os 5 empregos do futuro que você deve conhecer

1.Desenvolvimento de software e design UX

Se há um setor que pode sentir alívio ao projetar seu futuro, é o de desenvolvimento de software. Estima-se que o mercado global de software apresentará uma taxa de crescimento anual de 11,7% entre 2023 e 2030.

Uma das razões para esse crescimento é justamente o processo de digitalização pelo qual as sociedades atuais estão passando. E, precisamente, são os desenvolvedores de software, juntamente com os programadores e UX designers, que se encarregam de criar, projetar e adaptar os novos sistemas e/ou programas digitais de acordo com as novas necessidades dos usuários.

2.Análise de dados, Big Data e segurança da informação

Mas, se algo veio para ficar, são os dados e sua crescente importância para a tomada de decisões de negócios. Nesse sentido, entre as profissões do futuro não faltarão especialistas em Big Data, analistas e engenheiros de dados. Consequentemente, não faltarão profissionais encarregados de garantir a segurança desses dados.

Uma quantidade exorbitante de empresas são vítimas de um ataque cibernético todos os anos. Assim, as profissões relacionadas à cibersegurança serão mais do que necessárias nas economias e democracias futuras. Nem é preciso dizer que muitos governos também demandam e demandarão esse tipo de serviço.

3.Comércio eletrônico

Em um tempo próximo, as profissões serão eminentemente digitais ou não. Nesse sentido, não é de estranhar que, ao longo dos próximos anos, o comércio digital se sobreponha ao comércio físico, pelo menos parcialmente.

Assim, os especialistas em comércio digital terão que lidar com a viabilização de seus respectivos negócios digitais, que encontrarão cada vez mais concorrência na web. Dessa forma, por exemplo, marketing digital, posicionamento na web ou copywriting serão, sem dúvida, alguns dos trabalhos mais procurados do futuro.

4.Criador de conteúdo e arte digital

Seguindo na esteira digital, criadores de conteúdo e artistas digitais são duas das profissões que mais atraem as novas gerações. Elas também têm limites que ainda não foram descobertos.

Por outro lado, junto a esses dois novos perfis profissionais, vale destacar o do influenciador. Uma profissão em ascensão e que está longe de desaparecer. Com eles, outros setores serão impulsionados. Profissionais como consultores de talentos e gerentes, sem dúvida, encontrarão novos clientes à medida que a digitalização abrir novas esferas de vida.

5.Carreiras ambientais

E não podemos falar dos empregos do futuro sem mencionar as carreiras ambientais. Tanto pelo contexto em que vivemos como por uma questão de mera sobrevivência, profissionais como engenheiros ambientais, gestores de resíduos, consultores ou especialistas em energias renováveis ​​e/ou alternativas terão um papel cada vez mais significativo nos próximos anos.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário