Por que usar as redes sociais para ENCONTRAR UM TRABALHO?

Redes sociais. Nos últimos anos, não paramos de ouvir esse termo e muitas pessoas não concebem mais sua vida sem ele. Costumam ser associado ao lazer, mas também se tornou aliado essencial para encontrar um trabalho.

Por qual motivo usar a rede social para encontrar um trabalho?

Você usa as redes sociais? Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Se, pelo contrário, for negativa, recomendamos comece agora mesmo. Você não precisa ser um jovem hiper antenado, nem uma pessoa com conhecimentos digitais extraordinários. 

E desculpas como “estou muito velho” ou “tenho uma grande deficiência” já não servem. Todos têm um lugar nas redes sociais e ficar fora delas significa uma imensa perda de oportunidades.

Aqui damos a você alguns motivos convincentes para incentivá-lo a usar as mídias para procurar emprego. Não espere mais!

Porque você se diferenciará dos demais

O fato de a maioria das pessoas com mais de 55 anos ou com pouca formação não terem perfil no LinkedIn já é um bom pretexto para abrir uma conta nesta plataforma. Você fará a diferença e mostrará às empresas que é um profissional atualizado e com toda a competência.

Porque vale a pena se atualizar

Uma em cada cinco empresas chegou a descartar candidatos por não saberem usar as redes sociais, pois isso pode significar que não se adaptaram aos novos tempos.

Porque, sem sair de casa, você faz novos contatos estratégicos

Você acessará o perfil de pessoas que trabalham em empresas de seu interesse e poderá interagir com elas.

Porque é muito cômodo

Será possível consultar ofertas e conhecer pessoas do seu próprio telefone celular.

Porque nem todas as ofertas estão nos portais de emprego ou nos escritórios

São cada vez mais as empresas que, para poupança de custos, optam pela publicação gratuita de ofertas nas redes sociais.

Porque as empresas que procuram funcionários podem encontrá-lo a qualquer momento

Seu perfil de rede está disponível 24 horas.

Porque o percurso da sua candidatura será muito mais longo

Um currículo em papel pode ser facilmente perdido, mas a web é um espaço que permanece.

Porque você será visto

Você mostrará às empresas que não é estranho aos avanços digitais e isso sempre soma. Aliás, soma mesmo que você esteja se candidatando a um cargo que nada tem a ver com tecnologia

Porque saber suas informações profissionais será importante

Você fortalecerá sua reputação pessoal e profissional online. Então, quando as empresas digitarem seu nome no Google, encontrarão informações profissionais sobre você. 

Porque são gratuitas, excepto nas opções especiais ou “Premium”

Em princípio, não terá de utilizar. Por tudo isso, não hesite e abuse das mídias para procurar emprego.

Após criada a sua conta, lembre-se que é muito importante mantê-la ativa. A prioridade é que comece por escrever um perfil o mais completo possível, no qual indique toda a sua formação, experiência e competências. Assim, posteriormente, será possível construir uma rede de contatos (contatar ou agregar pessoas do seu setor, ou interesse), para, por fim, interagir com eles e compartilhar informações valiosas para encontrar um trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário