Primeiro emprego: 9 dicas para se dar bem!

Depois de muito esforço e empenho, finalmente conquistou o primeiro emprego. Parabéns! De fato, é uma grande realização. Mas, passada a euforia de receber o primeiro “sim” em um processo seletivo, eis que pode surgir a dúvida: como se dar bem no primeiro trabalho? Afinal, enfrentar o desconhecido pode ser desafiador.

No post de hoje, selecionamos 9 passos para te ajudar a ingressar com sucesso nesse universo corporativo, desde o primeiro dia. Confira:

Primeiro emprego: 9 dicas essenciais para se dar bem

1.     Mostre-se descansado, pontual e preparado

Principalmente durante os primeiros dias de trabalho, você terá que ser ativo, receptivo e aprender muito. Portanto, tente descansar e dormir o suficiente para passar o dia com energia.

Acorde cedo e chegue alguns minutos antes, ou pelo menos seja bem pontual. Este detalhe ajudará você a causar uma boa impressão no chefe e colegas – o que é muito importante, seja qual for o tipo de cargo em que você ocupa.

Estude os dados da empresa com antecedência para não ser pego desprevenido: analise com atenção as informações disponíveis (seja no site ou redes sociais da companhia).

2.     Atente-se a sua vestimenta

Cada pessoa tem o próprio estilo. Em teoria, não é proibido vestir-se a sua maneira no ambiente de trabalho, mas nem sempre é a melhor escolha.

O ideal é prestar atenção ao código de vestimenta da companhia e se adaptar a ele – se realmente almeja passar uma boa impressão.

Vestir-se bem em um ambiente corporativo não apenas demonstra que você está adequado ao local, mas também que entende os valores da empresa.

3.     Organize seu espaço e respeite o dos outros

Familiarize-se com seu novo espaço de trabalho. Se você compartilha a mesa ou algumas ferramentas com outras pessoas, respeite as regras estabelecidas e aprenda onde guardar os objetos e como usá-los para garantir a continuidade do bom funcionamento de tudo.

Aproveite os primeiros dias de trabalho para organizar o seu espaço de maneira eficiente e ordenada. Lembre-se que o seu espaço reflete a sua personalidade e o método com que você se aplica nas atividades.

4.     Concentre-se em seus objetivos

A primeira experiência profissional é especialmente importante para entender se a função que está realizando atende aos objetivos de crescimento que você estabeleceu.

Se a resposta for sim, então viva plenamente esse momento: observe tudo, envolva-se e contribua ativamente nas iniciativas, experimente e adquira as competências necessárias para dar um salto qualitativo no seu futuro profissional.

Descubra onde melhorar, continue estudando e aprenda novas habilidades. De fato, a formação continuada certamente representa uma chave importante para competir no mercado de trabalho e se tornar um excelente profissional.

Invista em qualificação já na primeira experiência de trabalho, pois será uma vantagem a ser vista como alguém interessado em aprender e trabalhar mais para a empresa. Assim, ganhará mais pontos com a gerência.

5.     Mantenha sua vida pessoal separada da profissional

Manter a vida privada separada da vida profissional pode ser um desafio, mas é um aspecto fundamental.

Na verdade, quando você está preocupado com seus problemas pessoais, é difícil se concentrar ou ser verdadeiramente produtivo – o que aumenta as chances de cometer erros, e de que seu o trabalho sofra as consequências em termos de qualidade.

6.     Supere a timidez

É bastante comum na primeira experiência de trabalho ter dificuldade para se expor e questionar.

Isso se deve, não apenas às características da personalidade, mas também ao sentimento de inadequação ou ao medo de incomodar os colegas.

Porém, ao dar os primeiros passos no mercado de trabalho, é natural pedir informações e conselhos aos superiores e colegas mais experientes. Então pergunte, exponha-se, só assim você poderá crescer e aprender mais rápido.

7.     Aprenda com as falhas

É quase impossível não cometer erros, principalmente no primeiro trabalho. No entanto, isto não é pretexto para desistir da função, mas sim uma motivação extra para melhorar e crescer profissionalmente.

O conselho é: ser curioso, perguntar aos colegas com mais experiência, aprofundar seus conhecimentos profissionais e continuar sempre se aprimorando. Aliás, lembre-se: só não erra, quem não faz.

8.     Tenha iniciativa

Ser apenas um bom profissional não é suficiente, você precisa se posicionar como tal. Ou seja, significa que fazer somente o que eles pedem, não é o suficiente.

Por exemplo, se houver uma atividade trabalhosa a desempenhar, explore outras alternativas e desenvolva-a criativamente. Como resultado, você demonstrará ser proativo capaz de colaborar mais com os resultados da empresa.

9.     Relaxe e dê tempo a si mesmo

Ninguém pode esperar que você aprenda tudo em poucos dias, afinal você está lidando com uma nova realidade.

Logo, tente ser paciente, dar-se tempo para aprender e se acostumar com a nova situação profissional, conhecer os seus colegas e se sentir totalmente à vontade.

Considerações finais

Para se dar bem no primeiro emprego, mostre-se sempre confiante, mas ao mesmo tempo humilde e disposto a aprender, estes, juntamente com uma boa dose de entusiasmo e tenacidade, são os trunfos para o sucesso.

Seja paciente e disposto a começar de baixo, sempre tendo em mente o objetivo que estabeleceu para si mesmo. A perseverança, apoiada, é claro, pela consistência, mais cedo ou mais tarde será recompensada.

Então, está pronto para ter sucesso em seu primeiro emprego? Basta seguir essas dicas, se empenhar, trabalhar duro, que você irá longe em sua carreira.

Gostou do post de hoje sobre o primeiro emprego: 9 dicas para se dar bem? E, se tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência deixe nos comentários abaixo – a sua opinião é muito importante para nós.

 Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima.

admin

Deixe um Comentário