Que oportunidades de trabalho o metaverso trará?

Certamente, nos últimos tempos, você ouviu falar sobre o metaverso e como ele mudará a forma como nos relacionamos com o mundo. Mas, sabe que impacto terá no mercado de trabalho? A nível geral, poderemos ver como o nosso trabalho se insere em um universo paralelo em que não existe porta física para as organizações, para além de uma maior quantidade de informação disponível.

E como isso afetará especificamente a área de TI? Tendo em vista que este é um dos setores com maior demanda por profissionais, o desenvolvimento do metaverso estreitará ainda mais o mercado. Assim, como o 123 Empregos mostrará, em simultâneo, abrirá uma porta muito atrativa para esses profissionais, que poderão focar suas carreiras em um caminho bem diferente do atual e com grandes possibilidades de crescimento.

Procuram-se profissionais para o metaverso

Quais profissionais são necessários para desenvolver o metaverso? As empresas vão demandar perfis de:

  • Engenheiros de computação;
  • Profissionais de dados;
  • Eletrônica;
  • Telecomunicações;
  • Blockchain;
  • Realidade virtual ou realidade aumentada;
  • Entre outros.

Por outro lado, eles também exigirão designers de produto, multimídia, designers gráficos e visuais em 3D, além de designers de jogos e designers de UX / UI.

Para aceder a estes cargos, as formações mais solicitadas serão Licenciaturas em:

  • Engenharia Informática;
  • Engenharia de Telecomunicações;
  • Multimédia e Eletrônica;
  • Certificações em Cibersegurança;
  • Design e Desenvolvimento em Realidade Virtual e Aumentada.

Além disso, as organizações valorizarão especialmente habilidades como criatividade, capacidade analítica, comunicação e compreensão. A nível salarial, as perspectivas são também muito positivas uma vez que, dependendo da experiência e especialização, os profissionais do metaverso poderão atingir remunerações muito altas.

Mais demanda por profissionais e aumento de salários em TI

Mas, os perfis relacionados ao metaverso não serão os únicos com alta demanda nos próximos anos. Pesquisas sugerem que nos próximos dois anos as contratações no setor de TI crescerão 100%, graças a fatores como a tendência baseada em dados.

Há um descompasso entre oferta e demanda devido à escassez de talentos qualificados. Aliado a isso, a um modelo de trabalho remoto que abre as portas para profissionais trabalharem em empresas estrangeiras com salários muito competitivos. Essas são as principais causas do aumento da remuneração no setor de TI.

A escassez de talentos é uma das principais características do mercado de trabalho tecnológico. E o que as organizações podem fazer para atrair e reter talentos em um contexto tão competitivo? Hoje, a flexibilidade faz a diferença para os profissionais de TI, que em sua maioria, demandam modelos de teletrabalho total.

Este é um grande desafio fora do metaverso para as organizações que, em muitos casos, estão optando por modelos híbridos para gerar cultura corporativa e engajamento com os funcionários. Entretanto, devem pensar em novas opções se quiserem continuar atraentes para os candidatos mais requisitados do mercado de trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário