Seis erros no currículo que você deve evitar

Montar um currículo pode ser difícil. Encare isso como um exercício criativo de memória e introspecção. Você verá que, após especificar as informações que deve ressaltar e ordená-las, basta pensar em como serão apresentadas. A estética é muito importante: aposte em um design simples, de fácil leitura e agradável aos olhos.Contudo, você deve prestar atenção em uma coisa: há seis erros no currículo que jamais podem acontecer.

Lembre-se que é importante adaptar esse documento a cada oferta de emprego.Então, é fundamental ter uma base onde possa acrescentar ou eliminar qualidades, ou experiências relativamente relevantes conforme o cargo. Isso tornará sua candidatura mais forte e sólida. Portanto, terá mais chances de entrar em um processo seletivo. A seguir, mostraremos os seis erros no currículo mais comuns que muitas pessoas cometem. Assim, preste atenção para não diminuir o valor e a força da sua candidatura.

Seis erros no currículo que devem ser evitados a todo custo

1.Não use uma conta de e-mail pessoal

O e-mail é uma ferramenta obrigatória no século XXI, ainda mais na hora de procurar emprego. Além disso, é grátis. As empresas procuram pessoas que entendam, ao menos um pouco, de tecnologia, e um e-mail é o primeiro passo.

Acredite ou não, seu endereço de e-mail fornece muitas informações sobre você. Portanto, evite usar o seu ano de nascimento e/ou qualquer apelido que a sua família ou amigos costumam lhe chamar. 

Certifique-se de que seu endereço seja o mais profissional possível. Aposte em algo tão simples quanto seu sobrenome ou iniciais, algo que seja fácil de lembrar. 

2.Não omita informações por achar que seu currículo é muito longo

Se considera que algo é importante e deve constar no seu CV, não o elimine por tentar caber tudo em uma página só. É verdade que sempre se fala que currículos de uma página são melhores, mas sempre há truques para fazer tudo parecer relevante e isso não deve acontecer apenas apagando informações.

Sua vida profissional é muito longa? Você é um perfil sênior e teve diferentes funções ao longo de sua carreira? Experimente um layout diferente, encurte as margens e aprenda a sintetizar. Lembre-se que deve personalizar o seu CV para cada oferta, pelo que poderá haver alguma informação que será interessante omitir já que não faz parte do trabalho.

Não fique obcecado com tudo cabendo em uma página. Quando se trata de perfis seniores, duas páginas geralmente são normais.

3.Não escolha um modelo complexo

É verdade que seu currículo deve ser original, mas isso não significa que ele deva ser complexo e com mil cores. Muitas vezes o simples e o elegante agregam mais valor. Lembre-se que o CV base deve ser fácil de modificar, mas também fácil de ler. Assim, embarcar em modelos complexos, além de tomar muito tempo, pode te prejudicar na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho. Importante: Não se esqueça de enviar sempre o currículo em formato PDF, pois dará uma imagem mais profissional.

4.Nem só a estética importa

É verdade que os currículos bonitos ressaltam aos olhos, mas o mais importante são as informações que você coloca e como o faz. Use verbos de ação que descrevam suas responsabilidades em cada um dos trabalhos que teve. 

Outra boa ideia é destacar as conquistas que considera importantes nos diferentes cargos. Isso também o ajudará quando tiver que responder às perguntas da equipe de Recursos Humanos. Eles sempre perguntam sobre sua maior conquista ou dificuldade.

5.Não inclua seu perfil do LinkedIn

Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, deve começar a ponderar em terum agora. As empresas procuram pessoas familiarizadas com tecnologia e redes sociais, mesmo que o cargo em si não exija tarefas relacionadas.

LinkedIn é a rede social profissional por excelência. Não só permite carregar toda a informação sobre a sua vida laboral, como também pode contatar todo o tipo de profissionais e acompanhar a sua atividade. No que lhe concerne, você pode ficar de olho nas empresas que mais gosta e, assim, estar por dentro das vagas que são abertas.

6.Não se esqueça das habilidades interpessoais

Características interpessoais são uma obrigação nos empregos de hoje em dia. As empresas procuram pessoas com habilidades como comunicação, flexibilidade, liderança, motivação, paciência, trabalho em equipe e muito mais. 

Essas habilidades nem sempre são adquiridas em um ambiente acadêmico ou de trabalho. Portanto, sempre podem fornecer um tópico de conversa na entrevista e um plus de originalidade. Talvez durante algumas aulas de pintura nas tardes de terça-feira você desenvolveu sua criatividade e sua paciência. Ou até mesmo cuidar de seus irmãos o ensinou a ser tão decidido.

Não se esqueça que suas condições ou atividades fora do mundo do trabalho podem contribuir muito na hora de procurar um emprego. Assim, saber quais competências pode oferecer às empresas é um ótimo primeiro passo para fazer dar tudo certo e não cometer erros no currículo.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário