Burnout no Trabalho: sinais, causas e passos a tomar

Você está cansado? Claro que sim. A maioria de nós sente que tem muito o que fazer, e dia após dia de trabalho e responsabilidades pessoais, pode nos deixar estressados ​​e exaustos. Então, vamos reformular: você está cansado e estressado e os sentimentos parecem insuperáveis? Se assim for, você pode estar sofrendo de Burnout no Trabalho.

Os brasileiros estão sobrecarregados há muito tempo, mas a pandemia do COVID-19 exacerbou esses problemas. Navegar em uma enorme crise de saúde global, os limites turvos do home office, creche e escola virtual e muito mais de uma só vez foi uma bomba para o Burnout no Trabalho. Como o 123 Empregos mostrará, esse esgotamento afeta seu sono, aumentando os níveis de estresse, causando problemas de saúde física e tornando-os mal-humorados.

O que é Burnout no trabalho?

Todo mundo tem um dia ruim de vez em quando ou experimenta estresse extra com um prazo iminente. Mas, você geralmente se sente melhor quando o prazo termina ou depois de assistir a um filme na Netflix, ou tirar um dia de folga. Burnout, no entanto, não desaparece tão facilmente.

Burnout parece que você está se afogando em responsabilidades, como se você não pudesse lidar ou superar esses sentimentos. É um estado persistente de exaustão emocional, mental e física resultante de períodos prolongados de estresse.

Burnout também não acontece da noite para o dia. Geralmente se desenvolve ao longo de um período. Os sentimentos são tão avassaladores que interferem na sua capacidade de funcionar no trabalho e se espalham pela sua vida doméstica, afetando seus relacionamentos e o prazer do tempo de inatividade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) – que designou o Burnout como um “fenômeno ocupacional” em 2019 – diz que é caracterizado por:

  • Sensação de exaustão ou esgotamento;
  • Distância mental, negatividade ou cinismo sobre o trabalho;
  • Diminuição da eficácia no trabalho.

Quais são as causas do esgotamento?

Nenhum fator único causa o esgotamento, mas geralmente ocorre após um período prolongado de estresse, desencanto com seu trabalho ou qualquer outra coisa que possa deixá-lo exausto e desengajado. Essa exaustão pode ser desencadeada por muitas coisas e varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, o estresse relacionado ao trabalho foi mais influenciado por baixos salários, longas horas de escala e poucas oportunidades de avanço nos empregos.

Quais são os sinais do Burnout?

Se trabalhar longas horas e assumir muita responsabilidade são coisas que você faz regularmente, preste atenção em como está se sentindo. Você está sempre exausto? Você se sente estressado só de pensar no trabalho? Esses sentimentos podem significar que você está esgotado e não devem ser ignorados.

Burnout pode aparecer de muitas maneiras diferentes. Você pode experimentar sintomas físicos, efeitos na saúde mental ou sofrimento emocional. Aqui estão alguns dos sinais mais comuns:

  • Não se empolgar mais com o trabalho;
  • Desempenho comprometido;
  • Sentir-se totalmente exausto;
  • Medo de ir trabalhar;
  • Lidar com doenças físicas.

Como superar o Burnout no trabalho?

Depois de reconhecer os sinais de esgotamento do trabalho em si mesmo, você pode se perguntar: “E agora?” Primeiro, é crucial reconhecer que nada é culpa sua. Muitos fatores além do seu controle podem contribuir para isso, incluindo seu ambiente de trabalho e nossa cultura, que muitas vezes elogia o excesso de trabalho.

A recuperação pode levar tempo e esforço. Portanto, aqui estão alguns passos para ajudar a lidar com a situação.

  • Converse com seu supervisor;
  • Procure ajuda profissional na terapia;
  • Programe tempo de lazer regular;
  • Estabeleça (e mantenha) um equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Tire algum tempo de folga;
  • Pense em mudar de emprego.

Como evitar o esgotamento?

É fácil de executar no piloto automático. Você passa de um dia atarefado para o outro e nunca lida adequadamente com seu estresse ou sensação de opressão. Antes que você perceba, está esgotado. Mas, existem algumas maneiras de evitar que o estresse chegue a esse ponto.

Aqui estão algumas maneiras de evitar o Burnout:

  • Reconheça como são seus dias realmente. Todos os dias, monitore como está se sentindo em relação ao seu trabalho;
  • Desenvolver ferramentas de gerenciamento de estresse. Aprenda habilidades, como meditação e exercícios de respiração profunda, ou faça uma pausa, para gerenciar adequadamente essas situações;
  • Verifique com sua saúde mental com frequência.

É fundamental que você reconheça os sinais de Burnout no trabalho e tome medidas para gerenciar seu estresse. Às vezes é o estabelecimento de uma rotina diária significativa, limites e comunicação com os supervisores – outras vezes, uma mudança no ambiente pode ser o necessário.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário