Técnicas para aguçar a criatividade: conheça as melhores dicas para o ambiente de trabalho

A criatividade é considerada uma mercadoria rara, mas altamente valiosa em nossa sociedade. Tanto que 8 em cada 10 pessoas a consideram importante e 60% dos gestores de empresas acreditam que é uma das qualidades mais importantes da liderança e a mais procurada.

Criatividade é ir além dos caminhos usuais, gerando ideias que permitem a resolução de problemas ou conflitos. Mas, muitas vezes nos sentimos bloqueados. O principal fator de bloqueio é o medo. O medo de não ser original, do que os outros vão pensar, de não gostar da nossa ideia… Tudo isso nos paralisa e faz com que nada flua.

Truques para aguçar a criatividade

Esqueça a perfeição, que tudo tem que ser perfeito da primeira vez. Na tentativa e erro, encontraremos o caminho e é que promover o pensamento criativo não é fácil. Todos podemos gerar ideias, só temos de libertar a nossa mente e acreditar na nossa capacidade. Por isso, hoje contaremos alguns truques que podem te ajudar.

Anote suas ideias

Onde quer que você esteja, pode ter uma boa ideia ou o começo do que acabaria sendo uma. Por isso, tenha sempre à mão um jeito de anotar, seja em um caderno, uma mensagem de voz no celular… Não descarte nada a princípio. Não importa o quão maluca uma ideia pareça: guarde-a para refletir depois. E nunca as apague. Talvez mais tarde isso possa te ajudar ou pode ser a semente de outra boa ideia.

Dedique-se a algo pelo qual você é apaixonado

Se o seu trabalho é a sua paixão, será muito mais fácil para a sua criatividade fluir. Se ao pensar nisso você se sentir feliz, com certeza as ideias fluirão muito melhor e você conseguirá encontrar respostas criativas para quase tudo. Por isso, é muito importante que o nosso trabalho nos faça sentir bem porque assim poderemos dar o melhor de nós. Dessa forma, também dedicaremos muito mais tempo sem esforço.

Quebre a rotina

Quando estamos bloqueados, é melhor quebrar a rotina. Sair do escritório, passear a ouvir música, relaxar junto ao mar, praticar esporte. Qualquer forma de quebrar a rotina é válida para reencontrar o caminho da criatividade. Não é uma perda de tempo. Nosso cérebro às vezes está saturado e precisa se desconectar para voltar mais forte. Aproveite esses momentos para desconectar e relaxar e o caminho aparecerá diante de você mais tarde.

Treine sua mente para ser criativa

Assim como nos treinamos para estar em forma, você deve treinar sua mente para ser criativo. Pode parecer bobagem, mas é importante dedicar tempo à criatividade todos os dias. Encontre uma hora para se dedicar a ser criativo e gerar novas ideias. Anote tudo e faça isso diariamente, sem falta. Talvez as ideias não sejam muito boas no início e isso lhe custe muito, mas, aos poucos, você vai melhorando e seu cérebro ficará mais criativo a cada dia.

O descanso também é muito importante

Para que nossa mente esteja em forma e gerando ideias, ela precisa estar descansada. É por isso que respeitar as orientações de sono é muito importante. Ao dormir, o nível de estresse é reduzido e o acesso às informações do subconsciente é facilitado, o que gera novas conexões de ideias e a criatividade cresce. Descanse as horas necessárias e bem e seu desempenho notará isso.

Acredite em você

A vontade move montanhas, então, se você quiser, pode e deve acreditar em você. Por isso, não desista, persista. Insista e continue insistindo porque, no final, você será recompensado e será tão criativo quanto queria.  Roma não foi construída em um dia e sua criatividade também não surgirá do nada. Você deve cuidar dela e regá-la para que ela se agarre e cresça fortemente. Portanto, não desanime facilmente. Ninguém vai acreditar em você tanto quanto você mesmo.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário