Tem antecedentes criminais? Conheça 4 dicas para conseguir um emprego mesmo assim

Hoje em dia, cada vez mais empresas estão adotando iniciativas para dar às pessoas com antecedentes criminais uma chance justa de emprego. Então, isso significa que aqueles que foram formalmente encarcerados ainda têm chance de retornarem para o mercado de trabalho. Mas, como abordar o assunto em uma entrevista? Ou mesmo, como explicar por que existe uma lacuna no currículo?

Existe uma porcentagem alta de pessoas com antecedentes criminais. Algumas empresas não se preocupam com isso, não pedem certidões negativas, nem investigam por conta própria. A relevância, nesses casos, é apenas a competência do profissional. Contudo, para outros empregadores, todos os requisitos do cargo podem ter sido preenchidos, mas se a pessoa tiver sido presa… Já era!

Quando falar sobre seus antecedentes criminais?

Um bom momento para oferecer informações sobre um passado criminoso é quando um entrevistador pergunta: “Você tem alguma dúvida?” Você pode dizer algo como: “Há cinco anos eu cometi um crime. Cumpri minha pena, mas enquanto estava na prisão, usei cada momento para abordar as questões que cercam as circunstâncias que levaram por esse caminho. Aprendi lições valiosas com os erros que cometi. Eu me certifiquei para que isso nunca mais aconteça. Vamos continuar?”

A chave para aqueles com passado criminoso é não apenas ser honesto sobre seu passado, mas também aprender a preencher um formulário de emprego corretamente. Assim, causarão uma boa impressão em uma entrevista para que possam competir com outros candidatos de igual para igual.

4 dicas para conseguir um emprego

1.Destaque suas habilidades transferíveis

Não me importa em que prisão você esteve, pois certamente trabalhou duro enquanto cumpria a pena, e tem valor por causa disso. Você não apenas dormiu dentro de uma seja, mas lavou banheiros, lustrou pisos, pintou, etc.

Caso tenha recebido treinamento especializado enquanto estava na prisão, certifique-se de listá-lo em seu currículo. Ao mesmo tempo, omita experiências desatualizadas e não relacionadas com o cargo pretendido.

antecedentes criminais
antecedentes criminais

2.Não minta

O trabalho do gerente de contratação, do recrutador, ou de quem quer que seja do RH, é fazer perguntas certas. Estas perguntas o ajudarão a aprender mais sobre sua educação, treinamento e experiência, e como você pode beneficiar a organização.

A maneira mais rápida de ser eliminado é mentir sobre suas credenciais porque o recrutador verificará os fatos na sua candidatura. Além disso, é fundamental ser honesto sobre sua história quando chegar a hora, pois você deve respeitar e reconhecer sua história.

3.Demonstrar linguagem corporal positiva

É normal que os candidatos fiquem nervosos durante as entrevistas de emprego. Então, praticar a respiração profunda e se preparar com antecedência para uma entrevista pode ajudar a eliminar um pouco de sua ansiedade. Certifique-se de que sua linguagem corporal seja positiva:

  • Sente-se ereto;
  • Faça contato visual direto;
  • Ofereça um aperto de mão firme e um sorriso;
  • Responda às perguntas com clareza, em vez de acenar com a cabeça ou encolher os ombros;
  • Descanse as mãos no colo ou nos braços da cadeira durante a entrevista.

4.Concentre-se no futuro

A recomendação é que quem tem antecedentes criminais se concentre no treinamento ou na educação em que estão envolvidos e em qualquer participação em atividades comunitárias. Em uma entrevista, fale sobre seus objetivos de carreira, como você os escolheu e como o emprego para o qual está se candidatando se encaixa neles.

Estela Marra

 

Deixe um Comentário