Trabalho por conta própria: uma alternativa à falta de oportunidades

A difícil situação econômica e laboral no Brasil fez com que muitas pessoas desempregadas procurassem alternativas para a sobrevivência. Até mesmo aqueles que terminaram os seus estudos e não conseguiram encontrar uma vaga clara de emprego acabam procurando um trabalho por conta própria devido à falta de oportunidades.

Em linhas gerais, poderíamos definir o trabalho por conta própria como uma atividade econômica em que uma pessoa decide fazer sozinha, ou seja, o famoso autônomo. É uma possibilidade real ao mercado de trabalho que se encontra, especialmente entre os jovens, um dos grupos mais atingidos pela crise e cuja taxa de desemprego é maior. Mas, será que desistir de algo formal para ingressar na “autonomia” vale realmente a pena? É o que o 123 Empregos te mostrará abaixo.

Como é o trabalho por conta própria? Vale a pena?

Como qualquer atividade empreendedora, essa exige grande sacrifício. Mas, o empreendedor dependerá apenas de si mesmo, e isso pode ser usado como recompensa.

Com tantos créditos de incentivos a novos empreendedores, fica mais fácil entrar de cabeça nessa empreitada. Os interessados em ter seu próprio negócio podem capitalizar os subsídios, destinando 100% do valor para lançar as suas ideias e iniciar a tão sonhada “pequena empresa”.

Como dar o pontapé inicial

Como citamos acima, basta ter uma boa ideia de negócio, correr atrás de um financiamento e pronto: o primeiro passo foi dado. Se, por outro lado, não há um conceito com o qual trabalhar, ou se todo o processo de abrir uma empresa do zero se torne complicado demais, ter uma franquia pode ser uma alternativa interessante para o trabalho autônomo. Optar por essa linha de negócios tem a vantagem de, além do seu trabalho, ter o apoio de uma marca reconhecida por trás, evitando, assim, alguns dos riscos de algo dar errado.

Os contras de uma franquia

Em relação aos inconvenientes, será necessário considerar as orientações do franqueador e aceitar algumas regras. Afinal, se atuará sob uma marca, embora sempre se possa imprimir personalidade ao negócio. Uma das questões mais importantes na hora de abrir uma franquia será escolher um setor atraente e com o qual seja confortável, já que será um modo de vida por algum tempo, ou quem sabe, um trabalho por conta própria até a aposentadoria.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário