Vale a pena mentir no currículo? Saiba a resposta

Você viu uma boa oferta de emprego e o salário é excelente, mas há um pequeno problema: seu perfil não se encaixa muito bem. Ou você pode ser o candidato ideal, mas um detalhe o impede de obter a vaga que procura. Então, vale a pena mentir no currículo para conseguir o que quer?

Motivos para mentir no currículo

Não é segredo que uma ou outra mentira a maioria dos candidatos acaba contado, mas essa é a única opção para se destacar? Hoje, o 123 Empregos mostrará as consequências da desonestidade na sua candidatura e algumas possíveis soluções muito interessantes que pode aplicar.

Geralmente, as pessoas não mentem de propósito ou maliciosamente, mas apenas porque estão em uma situação complexa ou comprometida. Uma das mais comuns é quando se procura emprego, muito mais quando se vê a ampla concorrência que existe no mercado.

As razões mais comuns que motivam os candidatos a mentir são as seguintes:

  • Falta de experiência e preparação;
  • Taxa de desemprego;
  • Para se vangloriar.

Não deixe de ler: Dicas para superar o nervosismo em uma entrevista de emprego

Vale a pena mentir no currículo? Saiba a resposta
Vale a pena mentir no currículo? Saiba a resposta/Freepik

Quais são as consequências de mentir em um currículo?

Existem diferentes tipos de mentiras com diferentes consequências, dependendo de sua gravidade. Existem as típicas “mentiras brancas”, que podem não causar danos de curto, médio nem de longo prazo, mas pelo menos uma demissão pode acontecer.

Por outro lado, existem mentiras muito mais sérias, relacionadas às habilidades para exercer uma profissão. Imagine que um cirurgião minta sobre suas habilidades para realizar cirurgias estéticas. Chegou a hora de realizar uma rinoplastia e, obviamente, será muito ruim esclarecer que tudo era mentira. E se ele ainda decidir prosseguir com a operação para ocultar sua falha, os resultados serão catastróficos.

Em geral, mentir é antiético, prejudica seu perfil e faz você parecer uma pessoa ruim. Além disso, se você for demitido e procurar emprego em outra empresa, é improvável que o empregador de antes não lhe dê boas referências.

Mentiras mais comuns no currículo

Muitos recrutadores se tornaram especialistas em identificar mentiras em currículos. E é que os candidatos normalmente tendem a falar a mesma coisa, pois são pontos onde as fraquezas e deficiências são mais visíveis.

Idiomas estrangeiros

Na Internet você vai ver muitos currículos com um suposto nível intermediário de inglês, mas conhecer uma ou outra música de Justin Bieber não faz de ninguém um cidadão fluente.

Seja como for, a afirmação de falar uma língua estrangeira é um tanto ambígua e, portanto, muito fácil de exagerar. É até possível que você nem precise provar que realmente domina outro idioma, pelo menos no início. No entanto, quando for sua vez de mostrar suas habilidades de fala, terá problemas.

Saiba mais: Currículo: dicas para a elaboração estruturada e assertiva do documento profissional

Mentindo sobre habilidades

Em muitos currículos, os candidatos copiam e colam soft skills, que também não são tão difíceis de demonstrar. Trabalho em equipe, boa comunicação, tratamento amigável. Em muitos casos, colocam sem talvez nunca terem trabalhado em suas vidas. O contrário ocorre quando falamos de hard skills, ou aquelas específicas de uma profissão.

Como melhorar seu currículo sem mentir

Sabemos que em seu perfil e carreira profissional podem existir algumas áreas sobre as quais você não gostaria de falar. Você também pode sentir que em um dos itens está faltando algum “toque especial”.

Aqui daremos algumas sugestões que o ajudarão em várias situações:

Sobre demissões

Por nada no mundo você pode mencionar em seu currículo que foi demitido. Ainda assim, sempre haverá aquela pergunta embaraçosa onde o recrutador vai querer saber por que você saiu da empresa.

O mais importante é que você seja positivo, embora não tenhamos uma resposta específica para cada situação, porque há muitas variantes em jogo. E, claro, se o assunto foi sério, você não tem escolha a não ser ter honestidade.

Se você não tem experiência

Escolha um currículo funcional que se concentre em suas habilidades e competências mais importantes. Para que um currículo seja atraente e motivador, não precisa necessariamente ter uma longa lista de empregos.

Com tudo o que leu, vale a pena mentir no currículo? Claro que não, pelo contrário, porque você já conhece todas as consequências da desonestidade na sua candidatura. Então, lembre-se do seguinte: mentiras colocam sua integridade profissional em risco, assim como perderá sua credibilidade e não terá boas referências.

Se você precisa de mais dicas para não ter problemas nas entrevistas, continue lendo os artigos do 123 Empresas. Temos ótimas sugestões para que se dê bem em qualquer processo seletivo.

Confira mais: Entrevista de emprego online: aspectos técnicos e comportamentais

Estela Marra

 

Deixe um Comentário