Você está feliz no trabalho? Como ficar satisfeito no seu emprego atual?

O trabalho é um dos espaços onde passamos mais tempo no dia a dia. Qual a importância de ser feliz no trabalho ? Você pode obter felicidade no emprego? Levamos o bem-estar e a alegria como um aspecto a avaliar quando aceitamos um novo emprego?

“Não há nada no mundo tão irresistivelmente contagioso como o riso e o bom humor”. Portanto, quem procura maneiras de se manter feliz no trabalho, certamente se torna mais produtivo e, consequentemente, progride na carreira profissional .

Você pode ser feliz no trabalho?

O trabalho faz parte da nossa vida, então, o que aconteceria se o avaliassem com base no bem-estar e na felicidade que ele nos gera?

felicidade e trabalho

Não são poucos os estudos que mostram que gostar do trabalho que fazemos, sentir orgulho e trabalhar em um bom ambiente são elementos diretamente relacionados à felicidade. Isso mesmo: é possível ser feliz no emprego. Cada vez mais as empresas buscam aquele ambiente ideal para que em um espaço, os colaboradores se encontram motivados para se desenvolverem profissionalmente enquanto desfrutam do que fazem.

Mas, como isso é alcançado? Uma possibilidade que as empresas têm é multiplicar os espaços que não são gerados de trabalho, como:

  • Locais físicos para alimentação;
  • Áreas de relaxamento ou para a prática de esportes como pilates, tênis ou ioga;
  • Serviços de beleza e fisioterapia;
  • Áreas de amamentação;
  • etc.

Estas instalações são um investimento que pretendem garantir que todas as pessoas que ali tenham momentos de descontração, procurando colaboradores mais felizes.

Uma outra forma frequentemente utilizada para ajudar a encontrar a felicidade no trabalho é quando as empresas e/ou equipes de trabalho buscam a participação de seus membros. O que queremos dizer com isso? A participação é a conexão e o comprometimento que a equipe tem com o seu trabalho.

Isto, por mais simples que possa parecer, não é tão fácil de conseguir. Mas, quando o consegue, conquista-se o entusiasmo e o orgulho por parte dos membros da equipe de trabalho. Esse orgulho e esse compromisso ajudam a criar um campo fértil para o empreender de novas ideias, novos desafios e melhores relações de trabalho. Dessa forma, a motivação e o comprometimento fazem com que, além de conseguir um trabalho mais produtivo, a pessoa consegue se sentir confortável no trabalho, o que não é pouca coisa.

Como saber se estamos felizes no trabalho?

Há momentos em que é refletido sobre o trabalho que fazemos. Isso nos faz felizes? Nos sentimos como uma parte importante do projeto? É verdade que não é uma questão que possa ser respondida simplesmente mudando de emprego se não nos sentirmos à vontade. Mas, talvez o que falta para fazer do nosso trabalho um espaço que nos faça felizes depende de algumas mudanças.

Vejamos algumas questões que podem ser indicadores que precisamos de uma mudança em nosso trabalho:

  • Você tem os recursos e equipamentos necessários para realizar seu trabalho corretamente?
  • Você recebe reconhecimento pelo seu desempenho?
  • Suas opiniões ou ideias são aceitas?
  • Você sente que além de realizar as atividades que deve realizar, você tem a oportunidade de se aprimorar profissionalmente?
  • Você se sente parte do navio da equipe de trabalho? Você sente que todos estão empurrando para o mesmo lugar?
  • Sente que seu trabalho te aborrece?

Você pode se fazer essas perguntas para descobrir seu humor no trabalho. Não tenha medo de expressar suas preocupações a colegas ou supervisores. A comunicação trabalhista é elemento fundamental para a construção de um ambiente saudável.

Um dos maiores benefícios de promover e ser feliz no trabalho é que isso afeta todo o negócio. Muitas vezes o sucesso de um projeto empresarial é medido exclusivamente por seus resultados. Mas, esses resultados estão sujeitos a imprevistos. Para alcançar uma base sólida e alicerce, é essencial que todos os aspectos do projeto tenham um clima favorável. Isso o ajudará a aproveitar os bons momentos e, por outro lado, sustentará as ruínas. Esta deve ser a verdadeira taxa de sucesso de uma empresa.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário