10 dicas para evitar acidentes de trabalho e afastamentos indesejados

As pessoas que realizam tarefas de alto risco devem considerar que a revisão dos equipamentos é de vital importância no desenvolvimento de seus serviços. Mas, também é preciso ressaltar que os acidentes de trabalho podem ocorrer em qualquer lugar, sendo aconselhável ficar atento às condições na empresa.

Os acidentes de trabalho são muito comuns, e em muitos casos são pessoas que, por descuido ou desconhecimento, cometem erros que impactam sua saúde ou até mesmo na sua vida. Por isso, é de vital importância que as pessoas que realizam tarefas de alto risco tenham o hábito de verificar equipamentos e ferramentas a todo momento, evitando assim lesões que causem invalidez ou morte.

10 dicas para evitar acidentes de trabalho

Os acidentes podem acontecer em qualquer lugar, e não necessariamente em trabalhos de risco. Nesse sentido, as empresas estão criando ambientes seguros, por meio de programas nos quais chefes, funcionários e representantes de organizações estão comprometidos, a fim de orientar sobre questões de segurança.

Hoje, os trabalhadores prestam muita atenção às condições laborais, mas nunca é demais dar alguns conselhos que podem ser adaptados a todos os tipos de trabalho. Por exemplo:

1.Condições inseguras ou em velocidade excessiva

Nunca se deve trabalhar em condições inseguras ou a velocidades excessivas. Nem as piadas práticas devem ser feitas durante o horário de trabalho. Uma desconcentração pode custar a vida de qualquer pessoa.

2.Manutenção periódica

É importante realizar a manutenção contínua das máquinas, equipamentos ou ferramentas que manuseiam diariamente.

3.Conhecimento do manuseio

É aconselhável usar o equipamento de forma racional e não manipular as instalações elétricas sem ter conhecimento e experiência no manuseio.

4.Usar equipamentos ergonômicos

Muitas atividades exigem uma postura que gera dores musculares e ósseas, basicamente pelo tempo que a posição é mantida. Portanto, é aconselhável ter uma cadeira com encosto regulável, para que os pés cheguem ao chão, e o peso do corpo segure com as nádegas e não com as coxas.

5.Higiene do local

É imprescindível que o local de trabalho mantenha uma higiene regular. Para isso, é necessário realizar uma limpeza periódica de resíduos, poeira, resíduos e outros elementos que possam causar acidentes ou contaminar o ambiente de trabalho.

6.Desobstrução dos locais de trânsito

As saídas e locais de trânsito não devem estar desmoronados ou com utensílios desnecessários, pois podem causar quedas ou pancadas, gerando fraturas, luxações ou contusões.

7.Boa iluminação

Trabalhar em um ambiente com pouca luz e não saber regular o brilho da tela pode causar fadiga visual. Da mesma forma, estar exposto à iluminação excessiva também pode causar desconforto.

8.Levantamento de peso

Pode parecer absurdo, mas carregar peso sem saber pode causar graves lesões lombares. Por isso é conveniente fazê-lo com os pés afastados, dobrando os joelhos, aproximando a carga do corpo, levantando o objeto com a força das pernas e não com as costas.

9.Evitar estresse

É importante saber controlar o estresse no trabalho, muitas das pessoas que não conseguiram lidar com o stress acabaram por ter problemas cerebrais irreversíveis. Por esta razão, é aconselhável realizar exercícios respiratórios e exercícios físicos, procurando evitar bebidas alcoólicas e tabaco.

10.Plano de contingência

É imprescindível conhecer o plano de contingência para acidentes de trabalho, que se traduz em ter os extintores localizados, as saídas de emergência, saber como atuar em caso de cortes e fraturas, além de utilizar os meios adequados e equipamento recomendado para trabalho específico. Especialistas garantem que o descanso adequado é muito importante para todo trabalhador, já que cerca de 50% dos acidentes mais frequentes são causados ​​por distúrbios do sono, como insônia, apneia, ronco e sonolência diurna.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário