A importância dos intervalos de trabalho para a sanidade mental e rendimento dos colaboradores

Os momentos de intervalos de trabalho, seja no escritório ou home office, são necessários e muito importantes se quisermos manter-nos ativos e motivados. O descanso é um tema controverso na sociedade atual.

As pessoas se esqueceram de como é importante relaxar, e dar um descanso ao corpo quando ele precisa. Sabemos que a responsabilidade é um princípio honroso que nos ajuda a crescer como profissionais, mas você sabia que se você não tiver intervalos de trabalho, pode adoecer?

Como distribuir os intervalos de trabalho

Agora que sabemos como é importante descansar, é hora de responder a uma pergunta-chave: como são distribuídos os tempos de descanso? Contaremos todos os segredos que você precisa saber para se manter saudável.

Tenha em mente que os tempos de intervalo não se referem exclusivamente a tentar dormir, mas também a realmente descansar. Ou seja, ter tempo para um café ou um copo de vinho com os amigos, para brincar com os filhos, ver filmes, fazer máscaras e praticar um esporte à sua escolha.

O principal é que a diretoria da empresa garanta aos trabalhadores o dia oportuno de descanso e alimentação para que possam recarregar suas energias confortavelmente. Sabemos que existem funcionários muito entusiasmados que adoram trabalhar nas folgas, seja por problemas pessoais ou pela busca de autoaperfeiçoamento, mas isso não deve acontecer. Trabalhar no horário e cumprir as atividades estipuladas, é necessário que você os promova para tirar folga.

Muitas empresas, especialmente as mais avançadas, estão criando zonas informais de trabalho ou de relaxamento. Neles pode-se tomar um café, bater um papo descontraído com outros colegas ou fazer reuniões informais. Este sistema permite que toda a empresa se conheça e crie vínculos muito úteis para o trabalho em equipe. Além disso, dependendo das tarefas, poder realizá-las de maneira mais confortável ou descontraída pode ajudar a estimular a criatividade e a imaginação.

Benefícios dos intervalos

Zero estresse, viva mais feliz

O estresse é uma emoção normal que todos nós já experimentamos em algum momento, pois, junto com o medo, nos leva a agir. No entanto, estar estressado com frequência causa:

  • Doenças físicas, como problemas cardíacos;
  • Gera tensão;
  • Aumenta os níveis de frustração;
  • Nos impede de ter um desempenho adequado.

Melhora a capacidade cognitiva e estimula a criatividade graças aos intervalos

Descansar em tempo hábil traz benefícios incríveis para a memória, concentração e capacidade de retenção. Também melhora nossas habilidades, como a agilidade e estimula a criatividade. É normal sofrer bloqueios quando nos sentimos saturados e frustrados. Consequências de não tirar folga.

Problemas pessoais

O isolamento pode ocorrer quando não descansamos. Já que nos sentimos mais irritáveis, sensíveis e sem vontade de manter relações sociais. Além disso, pode fazer com que as pessoas cancelem passeios com amigos, devido ao cansaço acumulado e o ambiente de trabalho seja hostil. Tudo isso gera isolamento e afeta nossa estabilidade emocional e nosso desempenho.

O corpo não pode se regenerar

A regeneração do corpo ocorre quando descansamos. É o momento em que a mente relaxa, a memória melhora, os valores do corpo são equilibrados, o sistema imunológico é fortalecido e o humor é elevado. Se nos privarmos dos intervalos de trabalho, ficaremos provavelmente irritados e não funcionaremos profissionalmente como deveríamos.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário