Cuidado com FALSAS OFERTAS DE EMPREGO em tempos de crise

Com a crise econômica são muitas as falsas ofertas de emprego circulando em diversas redes sociais. Apesar da gravidade da situação para vários cidadãos com o crescente desemprego, alguns golpistas se aproveitando do desespero das pessoas que buscam sobreviver com trabalhos, sejam efetivos ou temporários.

Como se proteger das falsas ofertas de emprego

É importante considerar fundamental que agora, mais do que nunca, você analise detalhadamente as ofertas de emprego que recebe, principalmente por meio do WhatsApp, para detectar aquelas que não são verdadeiras. Abaixo, destacaremos algumas orientações para detectar tais golpes e, assim, não ser vítima de fraudes.

Se você receber uma oferta de emprego pelo WhatsApp

Antes de encaminhá-la para seus contatos, certifique-se de que seja enviada pelo site oficial. Se você tiver alguma dúvida, ligue para o número de telefone de atendimento ao cliente dessa empresa e/ou organização.

Lembre-se que as empresas cuidam muito dos detalhes ao incorporar talentos em seu quadro de colaboradores

Portanto, desconfie de ofertas com erros gramaticais, ortográficos ou imagens pouco profissionais. Se houver outros detalhes que o deixe desconfiado, como cargos que não costumam ser usados no setor ou expressões estranhas, desconfie e ligue para a empresa.

Não confie em ofertas que ofereçam salários exorbitantes

Ou que não estejam nas faixas usuais para o setor e cargos.

Pesquisa pela internet

Se ao pesquisar na internet por referências da pessoa ou empresa, caso não encontre informações, muito provavelmente se trata de uma fraude.

Se pedirem dinheiro ou depósito

Caso algum recrutador pedir dinheiro ou um depósito prévio, fique atento e denuncie publicamente. Se puder, entre em contato com a empresa e informe-a para que ela possa tomar medidas legais. Também nunca forneça, em hipótese alguma, seus dados bancários.

Se a empresa entrar em contato com você

Se uma empresa para a qual você não enviou expressamente sua candidatura, lhe oferecer uma vaga, entrando em contato, verifique primeiro no site. Veja se realmente há um processo seletivo aberto para o preenchimento do cargo.

Fique de olho nos links

Certifique-se sempre de que os links das ofertas de emprego estão corretos e começam com “https”. Não clique em nenhum link diretamente, pois isso pode te levar a baixar algum malware. Fique atento!

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário