Quais habilidades colocar em um currículo e como fazer para ser eficaz?

Cada vez mais, pode-se afirmar que nos processos seletivos, os candidatos são percebidos como portadores, não apenas de conhecimentos técnicos, mas também de uma série de aptidões pessoais essenciais para o desempenho de um cargo. Se você quer enriquecer seu currículo e não sabe quais são as melhores habilidades para colocar, fique atento a este artigo. 

Lista de 20 habilidades curriculares: quais são as mais procuradas?

1.Aprendizagem contínua e estratégias de aprendizagem

Refere-se à capacidade de adquirir novos conhecimentos que aumentem seu desempenho no trabalho. Assim, é possível se manter atualizado, renovando e ampliando seus conhecimentos. 

2.Capacidade comunicativa

É a capacidade de se comunicar e se relacionar com os outros, transmitindo uma mensagem de forma eficaz.

3.Capacidade de adaptação

É a capacidade que torna mais fácil para você ser flexível, lidar com mudanças e imprevistos, para poder resolver com sucesso uma nova situação e aprender coisas novas. 

4.Criatividade e capacidade de inovação

Uma capacidade orientada para fornecer soluções para os problemas existentes. Quando a solução é uma alternativa diferente, estamos falando de inovação.  

5.Ética

É a forma de governar o comportamento perante a sociedade, demonstrando ações que partem da integridade moral da pessoa. Permite calibrar o que é certo ou errado, o que deve ou não ser, com base numa escala de valores e obedecendo a alguns princípios pessoais. 

6.Empatia

Uma habilidade que serve para se colocar no lugar do outro. É sentir o que outra pessoa sente e entender suas necessidades e preocupações.

7.Escuta ativa

Outra habilidade relacionada à empatia, enquanto facilita a abertura para as pessoas, para ouvir sua mensagem e captar o que elas querem transmitir.  

8.Iniciativa própria

É a capacidade de tomar decisões de forma autônoma e proativa. Isso implica que você consegue examinar as situações e determinar quais ações tomará. 

9.Inteligência emocional

É a capacidade de ser autoconsciente de suas próprias emoções e entender as de outras pessoas. Isso implica que você consegue administrar suas emoções, que elas não o perturbam e que você pode tomar melhores decisões

10.Liderança

É a capacidade de dirigir e influenciar um grupo de pessoas para atingir seus objetivos.  

11.Negociação

É a capacidade de chegar a acordos conjuntos que respeitem os interesses das diferentes partes envolvidas. 

12.Orientação a resultados

Habilidade que foca a pessoa na ação e lhe permite alcançar objetivos, demonstrando autoaperfeiçoamento pessoal. 

13.Organização do tempo

Habilidade que consiste em saber organizar, priorizar e planejar tarefas de forma produtiva e eficiente. 

14.Orientação ao cliente

Habilidade que facilita o trato com as pessoas, especificamente, no atendimento das necessidades e demandas da clientela de forma satisfatória. 

15.Pensamento e análise crítica

Habilidade que analisa e avalia informações do ambiente, buscando raciocínio próprio, baseado em dúvidas e questionamentos iniciais. 

16.Pensamento analítico

Capacidade de identificar as partes de um todo e organizar a informação metodicamente.

17.Resolução de problemas complexos

Habilidade que se concentra em avaliar situações para encontrar as causas e propor a solução adequada. 

18.Resolução de conflitos

Habilidade que permite neutralizar conflitos na interação com os outros, alcançando comunicação e compreensão.  

19.Trabalho sobre pressão

Habilidade que permite tolerar condições adversas e certo grau de estresse durante o desempenho de um trabalho.

20.Trabalho em equipe

Capacidade de se conectar e fluir com outras pessoas em uma equipe de trabalho, para atingir um objetivo comum, independente de ter critérios e interesses diferentes. 

As habilidades (ou competências) são qualidades que se desenvolvem e se aperfeiçoam, imprimem qualidade em um currículo. Infelizmente, ainda existe a falsa crença de que um bom profissional é aquele que acumula conhecimento e sabe o que há de mais moderno em seu trabalho. Mas, a realidade nos diz que o talento não está no que você sabe, mas no que você é e faz.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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