Você sabe quais são as consequências de mentir em uma entrevista de emprego?

A etapa mais importante do processo seletivo é a entrevista de emprego. No entanto, para fugir disso, muitos candidatos tendem a mentir ou exagerar sem imaginar as consequências. O desespero para encontrar um trabalho pode levar os candidatos a cometer erros para consegui-lo.

Mas, se o recrutador detectar uma mentira, a consequência é imediata: a eliminação do candidato do processo seletivo. As entrevistas de emprego costumam ser momentos tensos. Nesse sentido, o nervosismo pode levar a pessoa a mentir ou exagerar diante de uma pergunta sem imaginar as consequências. As consequências de mentir e ser descoberto podem ser devastadoras para o candidato.

Evitar surpresas na entrevista de emprego

O entrevistador sabe quando alguém “está contando uma história”. Nesse caso, você deve tentar fazer com que a pessoa seja honesta sobre sua posição, fazendo perguntas contrastantes para dar ao candidato a oportunidade de corrigir sua resposta.
Porém, uma coisa é errar em datas ou anos de experiência profissional, outra é reivindicar estágios, empregos ou cargos que não temos. Por outro lado, é defendido que se o entrevistador tiver a impressão de que o candidato mente, ele muda sua estratégia de entrevista para um estilo cognitivo. Assim, solicita mais detalhes sobre o ponto que considera falso, para ver como validar suas suspeitas. Nesses casos, o candidato não sabe mais o que responder e cairá em contradições.

Confiável ou não

O melhor lugar para trabalhar, diz que 81% das pessoas mentem durante uma entrevista de emprego. Dessa afirmação pode-se deduzir que quem mente melhor consegue o emprego, mas não é o caso.

A entrevista serve na maioria para validar ou descartar o que é declarado pelos candidatos em seus currículos.
Há definitivamente uma grande variedade de técnicas para avaliar os candidatos, como os testes projetivos, o centro de avaliação, os exames psicológicos e psicométricos, entre outros. Mas, a entrevista continua a ser o teste mais importante em processos seletivos.

Por isso, embora estatisticamente haja uma alta porcentagem de candidatos que mentem, também é verdade que hoje, para entrevistadores treinados, é muito fácil validar as informações graças à Internet. Normalmente, uma entrevista de emprego bem-sucedida representa 60% de chance de conseguir o cargo.

As mentiras acabam sendo descobertas porque não são sustentáveis ​​a longo prazo. Um bom profissional não precisa mentir. O candidato preparado sabe destacar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos, desenvolver sua estratégia de marketing pessoal e, o mais importante, cuidar de sua marca profissional na entrevista de emprego.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário